JESUS Vs IGREJA



Depois de quase 2.000 anos a igreja institucional, em vez de proclamar Jesus, o superou. Tradições eclesiásticas e leis humanas usurparam Jesus, e a Igreja vive do sucesso de sua engenhosidade.


Há luz e verdade em demasia em Jesus. Sua palavra, "Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará", é intolerável. Os anciãos decidiram que homens e mulheres são simplesmente incapazes de serem livres; dessa forma a Igreja atribui a si mesma a função de proteger as almas confiadas a ela. Pessoas comuns não seriam capazes de suportar o fardo da liberdade, pelo que a Igreja retirou-o delas, para o seu próprio bem. As pessoas apenas usariam e abusariam dele (o fardo da liberdade) de qualquer forma. Libertas da ansiedade e do tormento da decisão pessoal e da responsabilidade, as pessoas podem sentir-se seguras e felizes na obediência à autoridade.

"'As pessoas ficarão impressionadas conosco - a Grande Instituição diz a Jesus - e pensarão em nós como deuses, porque nós, que nos dispusemos a liderá-las, estamos prontos a suportar a liberdade, essa liberdade da qual elas fogem com horror. Estamos prontos a exercer domínio sobre elas — de modo que no final ser livre parecerá para elas coisa terrível. Mas nós diremos que estamos te obedecendo Jesus e governando apenas em teu nome. Igualmente nós as estaremos traindo, pois não deixaremos que tenhas mais qualquer coisa a ver conosco. De fato, 'Por que vieste nos atrapalhar?' 
A Grande Instituição quer pegar esse Jesus que veio novamente, trazendo liberdade novamente, e queimá-lo como herege em nome da Igreja".
A questão torna-se, não "O que Jesus diz?", mas "O que a Igreja diz?" Essa é a pergunta que é feita hoje em dia.



Trecho do livro “O Evangelho maltrapilho”, Brennan Menning.

Category:

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens antigas

Meu sucesso é um fracasso!Doce tentação.O biscoito de polvilhoO interrogatório de Frei BettoJesus vs IgrejaContrastes de um cristianismo modernoNão deixe o samba morrerTem olhos mas não vêem

Agora no blog